[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HNp1NL0fF2Q&hl=pt_PT”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text][/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/1″][vc_column_text]
Um projecto europeu que visa promover o desenvolvimento de uma cultura de paz.
A Declaração de Bruxelas foi oficialmente aprovada por ocasião da conferência, “Paz e Prosperidade, valores fundadores da União Europeia”, que teve lugar em 28 de Novembro de 2011, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A declaração “Compromisso para a Paz/Pledge to Peace” tem o patrocínio do 1.º Vice-Presidente do Parlamento Europeu e do Senado italiano.
A presente declaração de intenções visa incentivar projectos e acções destinados a promover a paz no seu sentido mais universal, com base no significado de cada indivíduo e inspirada nos ideais universais da dignidade do ser humano, da liberdade, da igualdade e da solidariedade, ideais consagrados no preâmbulo da “Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”, e confirmados pela Declaração de Nice, em 2000, e pelo Tratado de Lisboa, em 2009.
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”8931″ border_color=”grey” img_link_target=”_self” img_size=”540×810″][vc_column_text]
“A presente declaração exorta todos os subscritores a demonstrar que a paz não é um objectivo alcançável apenas por um número reduzido de grandes homens, mas uma tarefa confiada ao contributo de cada um de nós.”
Gianni Pittella, Primeiro Vice-Presidente do Parlamento Europeu
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
Para além de se tratar de um documento único, de um tipo nunca antes promovido ao nível das instituições europeias, a declaração Compromisso para a Paz visa criar as condições necessárias para iniciar, através da participação de entidades públicas e privadas, um amplo conjunto de acções destinadas a construir um mundo de paz e prosperidade.
Os primeiros subscritores incluem o Primeiro Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Hon. Gianni Pitella, Prem Rawat, um destacado defensor da paz, e diversas instituições públicas e organizações privadas.
A Declaração visa inspirar e apoiar os seus subscritores na identificação e desenvolvimento de acções que possam conduzir a uma cultura de paz no seio da União Europeia. A Declaração permite que cada membro actue de um modo independente, mas procura ao mesmo tempo promover sinergias e a cooperação mútua.
O apoio logístico e a coordenação são prestados por um Secretariado dirigido pela Associação Percorsi, uma organização italiana sem fins lucrativos, que criou e promoveu a Declaração.
Subscritores elegíveis
A presente declaração “Compromisso para a Paz” visa criar uma rede de pessoas com uma visão comum do valor da paz, que tenham o potencial de criar, promover e comunicar projectos e iniciativas concretas que possam tornar a paz um tópico presente a todos os níveis nas suas comunidades.
Os subscritores ideais da Declaração incluem:
- Instituições governamentais locais, nacionais e internacionais que possam fazer da paz um tópico central das acções políticas e administrativas e que possam despertar a atenção da sociedade civil para este tópico.
- Instituições educacionais que tenham a possibilidade de integrar o tema da paz no processo educativo.
- Organizações, associações e entidades culturais e humanitárias que representem categorias e interesses, com o seu potencial de interligarem pessoas e de serem comunicadores influentes.
- Empresas, em particular aquelas que prestam especial atenção à responsabilidade social.
A Declaração “Compromisso para a Paz” é uma iniciativa de grande visibilidade, com o potencial de se transformar numa força motriz significativa. Os seus membros integram um grupo de inovadores que compreendem o valor fundamental da paz em cada aspecto da vida, social e pessoal, e que pretendem tornar a paz num elemento primário e visível em todas as suas actividades, sendo por consequência promotores activos de uma sociedade verdadeiramente próspera.
Como aderir
Qualquer organização que pretenda aderir à Declaração “Compromisso para a Paz” deverá preencher o Formulário de Registo (no final do presente documento) e remetê-lo para a Associação Percorsi, que desempenha as funções de Secretariado do “Compromisso para a Paz/Pledge to Peace”.
O requerimento deve ser oficial e legalmente válido. Deste modo, o formulário deverá ser assinado por um representante legal e acompanhado por uma acta contendo a deliberação formal de ratificação do requerimento.
O Secretariado processará o requerimento e confirmará a adesão do subscritor por meio de comunicação oficial. Caso seja necessário, o Secretariado solicitará esclarecimentos adicionais ou adiará a aprovação no caso de inconsistências graves com os objectivos da iniciativa.
Após a assinatura
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”9018″ border_color=”grey” img_link_target=”_self” alignment=”center” img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]A Declaração “Pledge to Peace” representa um compromisso voluntário e não comporta qualquer obrigação. Contudo, cada subscritor declara a sua vontade de criar programas e iniciativas visando a promoção da cultura da paz, também em colaboração com outros subscritores, notificando o Secretariado nessa conformidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
A adesão é o acto visível de um compromisso elevado e nobre que prestigia todos os aderentes.
O Secretariado promove eventos e iniciativas oficiais de apoio ao trabalho dos subscritores, permitindo-lhes expandir o âmbito das suas acções e a visibilidade dos seus programas.
Informações: Associação Percorsi
E-mail: info@associazionepercorsi.com
download Declaração de intenções
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]