Esperança coletiva e construção da paz:

a força motriz da educação

 

Webinar online – Zoom

 

29 de Abril de 2022, das 19.00 às 20.00 horas (horas de Portugal Continental)

 

Dinamizado por Helena Águeda Marujo

 

Professora Associada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas

Coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável

Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas

Universidade de Lisboa

A educação para a esperança não é um pleonasmo. É claro que a educação só faz sentido se for enquadrada num contexto de esperança. Se não, seria uma contradição de termos. Mas a educação explicita, intencional e objetiva para formas esperançadas de ver o mundo, essa, é menos comum, mas não menos importante. É por ela que imaginamos e sonhamos o futuro desejado e, de uma assentada, fortalecemos os caminhos da paz.

De que falamos?

A mais recente definição de esperança engloba as expectativas e anseios sociais de futuro, a longo prazo, da população. As pessoas terão esperança num mundo melhor quando puderem desenvolver e manifestar imagens desejadas do futuro e acreditarem que, apesar das adversidades e desafios atuais, um futuro florescente poderá ser possível se confiarmos na nossa capacidade coletiva de trabalhar em conjunto para ideais e visões comuns.

Neste Webinar partilharemos resultados de uma investigação nacional, porém enquadrada num estudo internacional, realizada na área da esperança coletiva e da promoção da paz em 12 países de vários continentes, onde se traça um quadro bastante sombrio das perspetivas globais de futuro das pessoas, mas onde se sublinha também o forte desejo universal de uma comunidade humana sustentável, harmoniosa, justa e cooperativa. Como se vai para o futuro sem esperança? Como se educa sem se “esperançar”, como dizia Paulo Freire?

Acreditamos que está nas nossas mãos encorajar e apoiar as pessoas a captar esta visão confiante num melhor futuro comum, e a formar comunidades de esperança e ação para superar os atuais medos e preocupações, e contribuir para a realização das esperanças de futuro do coletivo.

Para tal, precisamos de desenvolver, implementar e examinar intervenções de esperança que não se concentrem apenas nas esperanças pessoais – e, portanto, fomentem somente a esperança a nível individual – mas sim que reúnam as pessoas para unir as suas forças particulares, formar comunidades em que os membros dialoguem, se respeitem, encorajem e apoiem mutuamente, e trabalhem lado a lado em iniciativas e instituições concretas, contributivas para a esperança social. Ao fazê-lo, não só construiremos juntos um futuro melhor, sabendo para onde vamos, como também melhoraremos o nosso bem-estar pessoal e social, aqui e agora, e fortaleceremos a paz, essa pérola que sabemos tão frágil e que, por isso mesmo, precisa ser incessantemente acarinhada.

Junte-se a nós neste Webinar e traga a sua visão crítica e esperançosa sobre a educação que sonhamos e de que precisamos para sermos hoje e amanhã, determinantemente, uma melhor Humanidade.

O objetivo deste evento é aumentar conhecimentos, experiências e perspetivas na área dos novos paradigmas e tendências em educação.

Não se trata de uma formação “acreditada” para efeitos de progressão de carreira.

A participação na sessão é sujeita a registo e ao pagamento de 12.50 euros.

Com esta verba iremos apoiar a aquisição de equipamento de som para a Escola Ucraniana de S. João do Estoril

Transfência para: Interviver

IBAN PT50003300004546230299305

Enviar comprovativo para: edupositiva@interviver.org, com indicação de NIF e morada, para emissão de fatura/recibo e envio do link Zoom.    

Indicações Gerais:

Haverá diálogo e poderão ser colocadas questões à dinamizadora da sessão no Chat.

Ao proceder ao preenchimento do formulário abaixo, tomei conhecimento de que os meus dados serão tratados pela Interviver – Associação para a Promoção da Saúde, do Bem-Estar e da Paz, com sede na Av. de Itália, 179 – 1.º, 2765-419 Estoril e que os meus dados serão tratados no âmbito desta iniciativa, que será objeto de gravação através da plataforma Zoom®, podendo ser difundida através do canal de Youtube® da Interviver. Tomei igualmente conhecimento dos meus direitos de acesso, retificação, eliminação, limitação, oposição ou portabilidade relativamente aos meus dados pessoais, direitos que poderão ser exercidos por mim mediante o envio de um correio eletrónico para geral@interviver.org