No primeiro semestre, logo no mês de Janeiro demos início a três PEP, na ERA – Comunidade Terapêutica, em Alcanede, para 17 utentes, e dois PEP abertos ao público, nomeadamente a 2.ª edição no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e a 4.ª edição na Livraria Mais, na Parede.
Os PEP iniciados no final do ano de 2017, quer na Comunidade Vida e Paz, quer no Centro de Acolhimento de Alcântara (Assoc. VITAE) proseguiram em Janeiro e Fevereiro.
Após duas edições na Academia Sénior da Cruz Vermelha da Parede, no mês de Fevereiro teve início um PEP na Academia Sénior da Cuz Vermelha de Cascais, porém, dado que não começámos no início do ano lectivo, o horário que nos foi posivel atribuir não se revelou o mais indicado e, ao contrário do que se tinha verificado na Academia da Parede, a adesão foi diminuta e irregular, pelo que não chegámos a concluir o PEP.
No dia 15 de Fevereiro, a equipa das Caldas da Rainha iniciou dois PEP, um na Associação Foz (comunidade terapêutica), para 20 utentes, no Nadadouro, Caldas da Rainha, e outro na Associação A Minha Casa (comunidade terapêutica), para 20 utentes, em Óbidos.
No mês de Março teve início a 5.ª edição do PEP para utentes da Comunidade Vida e Paz, na Quinta da Tomada, que se prolongou até Junho.
A 31 de Março iniciou-se a 5.ª edição do PEP na Livraria Mais, na Parede.
Em função dos bons resultados do PEP no Centro de Acolhimento de Alcântara, a Associação VITAE decidiu implementar o programa também no Centro de Acolhimento do Beato (em Lisboa). Com início em 9 de Abril, o programa foi facilitado pelo João Manuel Frade e pelo Francisco Delgado.
No dia 13 de Abril iniciámos um novo PEP no Algarve, na Explicar-te, em Armação de Pêra, facilitado pela Carla Serrinha.
A 28 de Abril teve início a 3.ª edição do PEP no ISCSP e a 9 de Maio a 6.ª edição do PEP na Livraria Mais.
A 12 de maio iniciámos um PEP na JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados), em Lisboa, facilitado pelo João Manuel Frade.
A 12 de Junho teve início a 3.ª edição do PEP no Centro de Acolhimento de Alcântara, enquanto que a 22 de Junho teve início a 6.ª edição do PEP para utentes da Comunidade Vida e Paz, na Quinta da Tomada, Venda do Pinheiro, facilitado pelo Rodolfo Macedo Dias e pela Isabel Bravo.
Relativamente ao Projecto do Bem-Estar e da Paz a decorrer na sede do Agrupamento de Escolas da Cidadela, em Cascais, o programa foi implementado em 4 turmas do 6.º ano (120 alunos), tendo havido no início de Maio uma curta ação de formação em educação positiva para os professores em causa, ministrada pela Prof. Dra. Helena Marujo.