Assembleia Geral aos 23 de Fevereiro de 2016

No passado dia vinte e três dias de fevereiro reuniu na sede da União das Juntas de Freguesia de Carcavelos e Parededa InterViver com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Ponto da situação das actividades desenvolvidas desde a constituição da Associação até à presente data.
  2. Perspectivas de curto, médio e longo prazo.
  3. Fixação do valor das quotas.

O início de actividade perante as Finanças só foi efectuado no passado dia 4 de Fevereiro de 2016.

Assim desde a constituição da Associação até à presente data, os trabalhos giraram à volta do Projecto do Bem-estar e da Paz, a implementar na escola sede do Agrupamento de Escolas da Cidadela, tendo implicado a tradução de inglês para português do livro Personal Well-Being Lessons for Secondary Schools. Positive Psychology in Action for 11 to 14 Year Olds, de Ilona Boniwell e Lucy Ryan.

Uma das constatações imediatas é a escassez de tempo. A versão inglesa prevê aulas de 60 minutos, mas no nosso sistema as aulas são de 45 minutos. Ora isto cria uma enorme dificuldade na medida em que, face às expectativas e ao entusiasmo criadas nos alunos, é de prever que muitas das lições tenham de ser desdobradas em duas aulas.

Perante o interesse de todas as lições apresentadas no manual original, foi sugerido que, em vez de aplicar as lições em dois anos, a tradução e adaptação fossem concluidas, incluindo as lições não seleccionadas. Deste modo seria possível obter um programa integral para ser aplicado durante três anos, começando logo no 7.º ano de escolaridade. Esta hipótese vai ser considerada.

Apesar de a implementação ter sido iniciada no segundo período, em Fevereiro, no próximo ano lectivo tentar-se-á arrancar logo no início do ano, o mais tardar em Outubro.

O projecto Bem-Estar e Paz implica criações artísticas e culturais por parte dos alunos. Falou-se no desenvolvimento de massa crítica nesta matéria, para dentro de um prazo razoável se tornar possível realizar pequenos festivais concelhios e, mais tarde, a nível distrital e, talvez um dia, a nível nacional..

Foi ainda abiordado o fato de a Declaração de Bruxelas, Compromisso para a Paz, ser um instrumento que pode ser utilizado na abertura de portas, nomeadamente ao nível dos Municípios, das Juntas de Freguesia, dos Agrupamentos, de outras associações e mesmo de empresas.

Tendo sido já subscrita pelas Câmaras de Cascais, Oeiras e Odivelas, já foram estabelecidos contactos com as Câmaras de Lisboa e do Montijo.

Com a implementação do projecto do Bem-Estar e da Paz em mais agrupamentos de escolas, prevê-se que a visibilidade da InterViver possa começar a crescer, sendo possível que, de forma gradual, seja possível atrair a concessão de patrocínios da parte de empresas comprometidas com a responsabilidade social.A InterViver foi convidada e aderiu a um projecto Europeu, no âmbito do Projecto EVF (European Founding Values) que visa:

  1. Organizar uma série de Dias Abertos Internacionais sobre os temas do projecto. Cada um desses eventos abordará um subtema específico:

– A paz e o bem-estar como princípios fundamentais da EU;

– A educação da paz e do bem-estar nas escolas;

– A paz e o bem-estar como elemento aglutinador de sociedade multiculturais.

2. Organizar diversas grandes manifestações envolvendo a participação da população em geral.

3. Criar material informativo e divulgar “kits” para as escolas, administrações locais e organizações de voluntários.

O valor das quotas foi fixado em 15 euros/anuais para sócios em nome individual.