Aldeia do Ledo – Mértola

No seguimento de uma apresentação do Programa de Educação para a Paz (PEP) feita pela facilitadora Ana Maximino na escola onde lecciona, na EB2+3 de Armação de Pera, uma colega entusiasmou-se e solicitou apoio para organizar um PEP na sua aldeia no período de férias, designadamente na Aldeia do Ledo, no concelho de Mértola. Trata-se de um pequeno aglomerado de casas com cerca de 20 habitantes, maioritariamente da terceira idade. A população aumenta e rejuvenesce no período de férias com o regresso dos emigrantes e das pessoas que trabalham nos grandes centros urbanos. Assim, no dia 4 de Agosto, teve início um PEP nas instalações da Associação de Lazer dos Moradores do Ledo, dinamizado pela facilitadora Olga Cipriano.

Eis algumas das expressões registadas:

“Sem paz de espírito não estamos bem connosco e nem com quem nos rodeia”.

“Somos ouvintes sem estudos, mas a nossa essência é pura e humilde e sabemos que o bem está em nós e temos que acreditar em nós e nos outros, só assim somos felizes, tal como Prem Rawat nos transmitiu, somos flores que precisamos de florescer e crescer, em nós e com os que nos rodeiam”.

“Sem dúvida que é muito importante viver o momento do agora, mas infelizmente a nossa mente leva-nos para o amanhã, ou até para o passado”.

“Todos temos possibilidades de escolha e há quem escolha o caminho do bem e do mal, penso que o do mal é sempre o mais fácil e muitas vezes o mais aliciante, mas quando se experimenta o caminho de fazer bem, não queremos outra coisa”.

“A paz é sentirmo-nos de bem connosco em primeiro lugar e depois com todos os que nos rodeiam”.

“Sem dúvida, a semente, por mais pequena que seja, se cuidarmos dela, ela cresce, floresce e podemos dar um leque de oportunidades. Nada como semearmos desde o princípio a semente do amor, para mim a mais importante, a da paz e da compreensão”.

“Gostámos muito de assistir a todos os vídeos de Prem Rawat; não nos disse nada de novo, pelo menos ao povo alentejano, que é um povo humilde e hospitaleiro, mas despertou algumas ideias adormecidas e claro foi um prazer conhecer o embaixador da paz, que nem sabíamos que existia.”